top of page

10 Dicas para seu marketing pessoal

Quando se fala em marketing, lembramos imediatamente de comerciais e propaganda de produtos né? Mas há uma modalidade que também é utilizada para ajudar na carreira profissional: o marketing pessoal. Espie só:



Marketing pessoal é um conjunto de estratégias e ações que visam melhorar a nossa imagem no ambiente de trabalho. Aqui, não é considerado apenas a aparência, mas também comportamentos, atitudes, networking e preparação. Marketing pessoal é quando o profissional consegue utilizar suas habilidades e qualificações para se diferenciar, alavancar sua carreira e desenvolver uma marca pessoal.


Quer aprimorar seu marketing pessoal? Veja essas 10 dicas que separamos para você:


Defina seu objetivo

O primeiro passo é definir qual será o seu objetivo imediato (por exemplo, ser promovido). A partir disso, traçar os passos necessários para atingi-lo. Pesquise junto a outras pessoas que já atingiram meta semelhante se é preciso uma qualificação ou experiência mais específica, por exemplo.

Melhore suas habilidades de comunicação

A habilidade de comunicação será necessária para qualquer objetivo traçado. Monitore-se para se expressar corretamente no ambiente de trabalho e, principalmente, de forma clara, evitando gírias. Se há jargão específico na sua área de atuação, busque dominá-lo e utilizá-lo corretamente. Na modalidade escrita, utilize corretores de texto ou ferramentas online para ajudá-lo a não enviar e-mails ou redigir documentos com problemas de ortografia.

Qualifique-se

Seja para conquistar um emprego ou uma nova posição, é preciso sempre se qualificar. Na internet, há excelentes materiais para ajudá-lo. Se necessário, invista também em cursos específicos da sua área de atuação. O mercado está cada vez mais competitivo e você precisará ter, além das qualificações comportamentais, qualificações técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais.

Cuide do seu visual

Para fazer uma boa apresentação pessoal no trabalho, presencial ou até mesmo via call, não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas cuidar da aparência e da higiene.

Aprenda a trabalhar em equipe

Esta é uma habilidade cada vez mais valorizada pelas empresas. Saber trabalhar em equipe demonstra flexibilidade e habilidade de relacionamento interpessoal para administrar conflitos.

Seja simpático e empático

Dar bom dia, sorrir para as pessoas e ser prestativo são modos de demonstrar simpatia, de ser lembrado e de trabalhar o marketing pessoal e a apresentação profissional. Ao se colocar no lugar do outro, seja o seu chefe, o colega ou mesmo o cliente de sua empresa, você será empático e isso poderá ajudá-lo a entender melhor as pessoas e a ter novas ideias para resolução de problemas.

Cuide de sua imagem virtual

O marketing pessoal e profissional hoje está muito ligado à imagem virtual que temos. Recrutadores, líderes e colegas de trabalho comumente verificam os perfis dos candidatos e colegas nas mídias sociais. Tenha cuidado com o tipo de postagem que você fará, evite compartilhar fotos ou informações muito pessoais. Utilize esse espaço para compartilhar cursos que você tenha feito ou artigos interessantes de sua área de atuação. Deixe as mídias sociais falarem bem de você.

Blog pessoal

O blog pessoal pode ser uma ferramenta excelente para apresentar suas experiências, sejam elas profissionais ou pessoais. Nesse espaço, é possível mostrar os conhecimentos sobre a sua área de atuação profissional e outros assuntos com os quais você tenha afinidade. Sem dúvida, é uma excelente vitrine para que as pessoas conheçam suas habilidades de escrita e analisem diversos outros aspectos.

Comunidades criativas

As comunidades criativas conectam pessoas com os mesmos interesses que, muitas vezes, podem se relacionar com o seu campo profissional. Estar presente nesse tipo de ação pode gerar muitos contatos que, mais pra frente, podem se tornar oportunidades para a sua carreira.

Plataformas ligadas à sua atuação profissional

Uma das principais premissas do marketing pessoal é ser visto – e lembrado – dentro da comunidade profissional que você faz parte. Procure participar ativamente desses grupos e fazer contatos com outros profissionais.

Use as redes sociais a seu favor

É muito comum que os recrutadores façam uma varredura nas redes sociais dos candidatos – sim, até mesmo as que não são voltadas à vida profissional – para conhecer um pouco sobre a sua personalidade, estilo de vida, posicionamentos etc. Por isso, fique atento ao tipo de conteúdo que posta em suas redes e cuide da sua imagem em qualquer plataforma.

Mostre que você sabe resolver problemas e entregar valor

As empresas buscam colaboradores que sejam criativos e tenham habilidade para a resolução de problemas. Ao perceber que algum processo pode ser melhorado, elabore uma argumentação e apresente-a seu superior. Ajude seus colegas com a resolução de problemas na rotina, exercite essa habilidade e se destaque por ser um solucionador de problemas, entregando valor à empresa.

Seja comprometido

O comprometimento é um item básico, mas muitos profissionais acabam pecando nesse aspecto, desde o comprometimento com o horário até com prazos de tarefas a serem entregues. Mostre que você é comprometido com os objetivos da empresa e com as suas atribuições atuais para que novas tarefas e desafios possam ser destinados a você.

Faça networking Trabalhe e amplie a sua rede de relacionamentos – ela tem uma grande importância para a vida profissional e é imprescindível para que o seu marketing pessoal mostre resultados. Relacione-se com pessoas de sua área de atuação ou da área que gostaria de trabalhar. Participe de eventos como palestras, cursos e seminários. Troque cartão de visitas. Ajude a sua rede quando possível e mantenha sempre contato. Isso fará com que você seja lembrado e indicado para futuras oportunidades.


E aí, bora colocar essas dicas em prática?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page