A importância da pesquisa de palavras-chave



Se você já pesquisou um pouco sobre SEO, ou sobre como fazer seu site aparecer nas pesquisas do Google, você já deve ter ouvido falar sobre palavras-chave. Mas como determinar quais são as palavras-chave que seu cliente busca? Fazendo uma pesquisa de palavras-chave!


Sempre que alguém pesquisa algo no Google, o buscador mostra resultados que ele entende que sejam relevantes a partir daquelas palavrinhas que o usuário digitou. Por exemplo, se seu site é sobre limpezas de piscina, é interessante para você estar entre os resultados de alguém que pesquisa “como limpar a piscina” no Google, porque esse usuário tem interesse no que você vende.


Jornada de compra x Pesquisa de palavras-chave

Seu possível cliente passa por vários estágios antes de fechar uma compra, e isso influencia as palavras-chave que ele utiliza. Seguindo o exemplo de uma loja que vende produtos para piscina, podemos dividir os estágios da seguinte forma:

  • Inconsciente do problema – A piscina está limpa. Pode pesquisar sobre coisas relacionadas.

  • Consciente do problema – Percebe que sua piscina está suja e pesquisa o motivo.

  • Consciente da solução – Sabe que existem produtos para a limpeza e quer aprender a fazer.

  • Totalmente consciente – Pronto para escolher o melhor produto e fechar negócio.

Em cada uma dessas etapas as palavras-chave serão diferentes. No primeiro estágio ele pode pesquisar sobre piscinas, guarda-sol, bóias, etc. No segundo, pode pesquisar coisas como “por que a piscina fica suja?”, “como limpar a piscina?”. No terceiro estágio ele pode querer saber o preço dos produtos e por fim, pesquisar “melhores produtos para limpar a piscina”.


A pergunta é em qual dessas fases é melhor sua página aparecer, ou seja, quais as melhores palavras-chave para usar no seu anúncio ou artigo. A palavra-chave “piscina” com certeza é muito mais procurada que a palavra-chave “melhores produtos para limpar a piscina”. Porém, a primeira é muito mais genérica que a segunda. Um usuário que pesquisa “melhores produtos para limpar a piscina” é muito mais provável de realizar a compra do que alguém que pesquise “piscina”.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo