A importância do Branding para indústrias!



Uma indústria não se resume a uma oferta de produtos ou serviços. A marca de uma indústria também inspira sensações, motiva pensamentos, e é capaz até de modificar a nossa percepção sobre o mundo em que vivemos.


Em suma, falar de branding é, praticamente, considerar as marcas como microuniversos cujos elementos, fatores e discursos são determinantes para a qualidade do ambiente da atmosfera. Trabalhar a gestão da marca de uma indústria é cuidar de todos os aspectos que envolvem uma empresa com o objetivo de criar negócios sustentáveis e prósperos.


Neste contexto, vale a pena inserir que branding é também estabelecer uma ligação emocional forte com o consumidor. Afinal, mais do que o logotipo das marcas, o que é fixado na mente das pessoas são as percepções emocionais do que uma indústria oferece para a sociedade, por exemplo.


Como definir o branding de uma indústria?


Identidade visual


A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que ajudam a criar o reconhecimento e a percepção da marca perante o mercado consumidor. Por isso, a identidade visual é muito mais do que logomarca. Ela adequa e acentua o visual da marca conforme os valores da indústria.


Importante que toda a indústria tenha um manual da marca com o objetivo de elencar todos os elementos que podem ser usados, tais como cores, fontes, aplicações adequadas, versões, entre outros. Estas instruções permitem que a identidade se mantenha mesmo que diferentes profissionais produzam materiais para a indústria.


Voz da marca


A “voz” da marca é a forma como se comunica com o seu público. A partir da criação da identidade visual e da reflexão dela, é possível traçar elementos de sua personalidade.


Um recurso interessante para isso é a Brand Persona, que consiste em desenhar características humanas aplicáveis à identidade da organização. A partir da Brand Persona (personalidade) é possível encontrar a linguagem e o tom da voz mais adequado para se comunicar com o seu consumidor.


Posicionamento


Definir um posicionamento é um passo importante para a construção do branding. Defina características que tornaram o negócio da sua indústria com uma visão mais humanizada. Avalie os objetivos do negócio e veja qual o real valor da sua indústria, do produto ou serviço oferecido. Sua indústria pode focar em sustentabilidade, tecnologia, segurança, inovação, entre outras ideias.


A partir desta definição, todas as suas atividades e comunicações devem ser focadas nesse posicionamento, sempre destacando os seus diferenciais e pontos fortes.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo