top of page

Como aumentar o engajamento no Instagram?




Um bom engajamento significa que sua mensagem está sendo transmitida à sua audiência de forma efetiva, e que seu relacionamento com ela está cada vez melhor. Mas, alcançar um bom engajamento no Instagram nem sempre é tarefa fácil. Exige muito entendimento do comportamento de seu público e o planejamento e criação de estratégias de comunicação que ressoem com ele. Por isso, separamos algumas dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram! Confira:


Mas, o que é engajamento?


Engajamento são as formas como as pessoas interagem com os conteúdos publicados em redes sociais como curtidas, comentários, envio de directs, interações nos Stories, entre outros.


Mensurando seu engajamento


Não existe uma métrica oficial para medir um bom engajamento no Instagram, mas existem algumas bases que podem ser consideradas.

Por exemplo, para calcular a porcentagem de engajamento não usamos o número de seguidores (já leu nosso artigo sobre métricas de vaidade?), mas sim o número de alcance das publicações.

É possível, por exemplo, que você tenha um perfil com 1.000 seguidores, mas uma postagem específica alcançou 2000 pessoas. Se esta publicação teve 100 interações, sua taxa de engajamento foi de 5%.

  • Menor que 1% = engajamento baixo

  • Entre 1% e 2% = engajamento médio

  • Entre 3% e 5% = engajamento alto

  • Maior que 5% = engajamento excelente

Dicas


Perguntas na legenda: Procure inserir uma pergunta para sua audiência no final de suas legendas sempre que fizer sentido. Esta estratégia fará com que aumente a probabilidade de algumas pessoas de sua audiência responderem algo nos comentários, aumentando seu engajamento.


Geolocalização: Muitas pessoas utilizam a busca por cidades, locais específicos ou bairros. É possível aumentar seu alcance marcando alguma localização. Ao fazer uma postagem, principalmente no feed, insira sua cidade, seu bairro ou mesmo o endereço de seu estabelecimento comercial na localização para aumentar as chances de mais pessoas verem e se engajarem com suas postagens ao procurarem por aquela região.


Responda os comentários e directs: Responder os comentários e mensagens diretas dos usuários vai te ajudar a ter melhor engajamento em sua conta. E aqui é importante destacar: busque responder todos os comentários. Dessa forma, seu público entenderá que sua marca se preocupa em interagir, responder perguntas, etc.

Invista em boas imagens: Atualmente é possível contar com várias alternativas em bancos de imagens, gratuitos e pagos, que podem te ajudar nesta missão. Além disso, contar com a ajuda de um profissional de design pode fazer muita diferença em suas peças e posts.


Essas são somente algumas dicas para passar a usar ou aprimorar nas redes sociais da sua empresa e aumentar seu engajamento. Você usa alguma que não citamos aqui? Conta pra gente!



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page