top of page

Como fidelizar clientes nas redes sociais



Clientes tornam-se fiéis a uma marca por diferentes razões: por gostarem do que ela vende, pelo preço competitivo e/ou por atender suas necessidades na medida certa. Independente do motivo por trás de uma compra, quando o consumidor é bem atendido, há uma tendência natural em indicar aquela empresa para outras pessoas.


Além disso, vale lembrar que, graças ao aumento da concorrência em diferentes mercados, investir em ações de fidelização é essencial para empresas que desejam crescer e se destacarem onde atuam.


Mas na prática, como gerar esse engajamento, promover a fidelidade e fazer com que a sua marca seja a queridinha do pedaço? As redes sociais oferecem inúmeras alternativas para quem quer marcar os corações da clientela. Confira no restante do texto!

Como fidelizar clientes nas redes sociais

Quando sua estratégia de fidelização de clientes está atrelada às mídias sociais, você pode esperar por bons resultados. A primeira vantagem é a comunicação instantânea que, se for bem aproveitada, não deixa sequer margem para que o consumidor abra uma conversa com a concorrência. Além disso, você também pode criar vínculos, estimular o engajamento, ouvir seu público. Tudo isso de maneira simples e rápida. Veja algumas dicas.

  • Instagram

O Instagram é a rede social que tem foco em imagens e vídeos, que podem ser utilizados para interagir com seus clientes. Uma dica é registrar o momento da entrega do produto e/ou compartilhar depoimentos sobre o que o cliente achou.


Você também pode (e deve!) se relacionar com seus seguidores através de comentários e respostas em posts e mensagens. Mostrar que sua marca se importa é uma das chaves para se aproximar, converter e fidelizar.


Para quem trabalha com o mercado B2B, vale apostar em posts de colaboradores, aniversários e parcerias entre empresas, que revelem as pessoas que trabalham por trás delas e humanizam a marca, sem fugir do apelo profissional.

  • Linkedin

Nessa rede social, a dica para promover a fidelização de clientes é fazer comentários construtivos e compartilhar informações relevantes. Assim, você demonstra interesse pelo conteúdo publicado pelo cliente e preocupação em informá-lo a respeito de temas importantes.


Em geral, o Linkedin é mais adequado para fidelizar clientes em negócios B2B, ou seja, quando a sua empresa vende para outras empresas. Mas de acordo com a situação, você pode ter novas ideias, por exemplo, quando o seu cliente, além de consumidor final, também tem seu próprio negócio.

  • Whatsapp

A principal vantagem do Whatsapp é a proximidade com seu cliente, porém, cuidado para não abusar. Antes de enviar mensagens periódicas, pergunte se o seu consumidor gostaria de recebê-las. Depois, invista em mensagens quinzenais, com informações úteis, agenda aberta para empresas que oferecem serviços ou ações especiais.

  • Youtube

Você sabia que também pode fidelizar clientes pelo Youtube? Por exemplo, uma loja de roupas infantis pode compartilhar uma playlist com músicas infantis para a hora do sono. Aí, é só adaptar para a realidade da sua empresa.


Você também pode criar um canal para produzir e compartilhar depoimentos de clientes, tutoriais de uso e resenhas sobre novidades do seu mercado ou sessões para tirar dúvidas.

Fidelização de Clientes no Digital

A fidelização de clientes oferece muitas vantagens para empresas de todos os portes e segmentos de mercado. A principal delas é ter um excelente retorno em vendas por um investimento menor.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page