top of page

Comportamento do consumidor: qual a importância?



Comportamento é um conjunto de atitudes, hábitos e percepções diante de marcas e produtos.


Dessa forma, as empresas precisam estudar as vontades e necessidades do seu público-alvo, para criar um relacionamento saudável e duradouro, para influenciar suas decisões de compra.


Entender qual é o comportamento do consumidor é fundamental para fornecer aquilo que seu público realmente espera do seu produto ou serviço.


O que influencia?


Fatores Culturais:

Os fatores culturais têm um peso importante na hora de decidir uma compra. Tudo que comemos, usamos, vestimos e desejamos é definido pela cultura ou subcultura que fazemos parte.


Fatores Sociais:

Os grupos sociais também influenciam as escolhas dos consumidores. Fatores culturais são os que exercem a mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor, que é aprendida por meio da socialização com a família, amigos, escola, televisão, etc.


Fatores Pessoais:

São aspectos que fogem às forças externas da sociedade, porém contam na hora da decisão de compra. O estilo de vida é um desses elementos, como motivações pessoais, postura e ética.


Além desses fatores, existem os fatores psicológicos, demográficos, entre outros. O estudo sobre o comportamento do consumidor é interminável, já que estamos sempre em constante evolução. Mas é fundamental identificar seu cliente em meio a essa diversidade.

O ideal é chegar nas personas mais fiéis possíveis do seu negócio e isso leva um tempo e muita pesquisa, mas no final vale muito a pena!



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page