top of page

Marketing digital para pequenas empresas: por onde começar?



Quem tem uma pequena empresa, ou pensa em abrir uma, sabe quais são as principais dificuldades e desafios a serem superados: burocracia, investimento, equipe, clientes. Às vezes, parece até que uma vida dedicada 24h por dia ainda não é o suficiente. Porém, nós temos uma boa notícia: o marketing digital para pequenas empresas pode aliviar boa parte desses desafios e te dar uma dose de tranquilidade para você colocar suas ideias em prática.


Você com certeza já utilizou o mundo digital para pesquisar produtos e serviços, fazer pedidos, procurar avaliações e se relacionar com empresas. Apesar desse tipo de interação fazer parte do nosso dia a dia como consumidores, nem todo mundo sabe como se comportar do outro lado.


Marketing digital para pequenas empresas: por onde começar?

Antes de pensar em uma estratégia de marketing online, você deve entender qual é a base dela. Um dos grandes desafios atuais é justamente criar vínculos tão sólidos quanto aqueles que eram criados quando a concorrência era menor e toda a jornada de compra acontecia na frente do vendedor.


Para começar a traçar uma estratégia eficaz de marketing digital para pequenas empresas, o primeiro passo é entender quem é a sua marca. Para isso, responda, de forma lógica e humana, algumas questões como essas:

  1. O que você mais sabe fazer?

  2. Porque decidiu vender esse produto ou serviço?

  3. Como eles realmente beneficiam a vida de outras pessoas?

  4. O que você gostaria que as pessoas dissessem sobre a sua marca?

  5. Qual personalidade ela teria se fosse uma pessoa?

Antes de começar, faça isso com calma e tempo. É muito importante ter clareza do espaço que a sua marca ocupa no mercado, quem você deseja atrair e com quem quer se relacionar.


Feito isso, é hora de pensar na sua persona de consumo. Em outras palavras, quem você irá alcançar. Com as respostas certas sobre a sua marca, essa etapa fica muito mais fácil e assertiva. Uma coisa que acontece com bastante frequência é perceber que o público ideal não é bem aquele que você havia imaginado. Nesses casos, tudo que você precisa fazer é repensar a linguagem de comunicação, caso algum material já esteja em andamento.


Com os conceitos de marca e público-alvo definidos, é importante pensar na criação visual dos seus materiais. Uma dica é profissionalizar o máximo possível para evitar que seu negócio seja visto de forma amadora. Entenda que, quando falamos no ambiente online, tudo aquilo que é visual funciona como a sede da sua empresa. Você não levaria seu cliente para uma casa caindo aos pedaços, levaria? Então, não deixe seus canais dessa maneira.


Além disso, o papel do design é facilmente percebido na comunicação de grandes marcas, como Coca-Cola, McDonald's e Nike. Mas como isso funciona dentro da estratégia de marketing digital para pequenas empresas? Da mesma maneira. Mais do que uma carinha bonita, toda a parte criativa do seu negócio tem uma função: expressar quem você é sem palavras e atrair a atenção das pessoas certas sem falar com elas.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page