O que é marketing de experiência?



O marketing de experiência é uma estratégia que trabalha as sensações e sentimentos que são gerados no cliente ao entrar em contato com sua marca nas experiências vivenciadas por ele. É necessário então pensar: O que meu cliente sente ou pensa quando está na minha loja? Quais são os sentimentos que essa experiência gera? Isso está diretamente relacionado aos cinco sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar.


Tente lembrar de situações positivas que você teve com alguma marca ou empresa. Talvez um atendente que se importou de verdade com seu problema, ou quando você recebeu uma compra numa embalagem que demonstrou cuidado com os detalhes. Como você se sentiu? Isso te levou a fazer negócio de novo?


O marketing de experiência busca provocar emoções positivas no cliente em todas as experiências que ele tem com a empresa, agregando valor à sua jornada de compra. Podemos resumir o marketing de experiência em uma palavra: encantar.


Você já parou pra pensar o que seu cliente sente ao comprar seu produto ou utilizar seu serviço? Será que essa experiência é prazerosa ou frustrante? Considerar sensações, emoções, pensamentos e memórias geradas é o que faz o marketing de experiência tão marcante – e essencial para o fortalecimento da relação entre cliente e marca.


Benefícios do marketing de experiência

O marketing de experiência não é só benéfico pro cliente, que recebe um bom produto e tem uma jornada de compra prazerosa, mas sua empresa pode se beneficiar e muito com essa estratégia de marketing.


Em primeiro lugar, um cliente que foi surpreendido positivamente – ou encantado – pela experiência de consumir seu produto ou serviço tem grandes chances de recomendá-lo a outros ou compartilhar nas redes sociais.

Além do marketing boca a boca natural, um cliente encantado é um cliente fidelizado, disposto muitas vezes a pagar mais por um produto similar ao de outra marca apenas pela experiência marcante que teve com sua empresa. Não só isso, ela pode passar de cliente para defensor da marca.


Um cliente que defende sua marca na frente de outros será o mesmo cliente que irá cobrar de você o alto padrão de serviço que fez com que ele escolhesse permanecer com a sua marca. Isso faz com que o feedback espontâneo e as chamadas críticas construtivas sejam mais frequentes, garantindo que você se mantenha no padrão adequado e possa continuar evoluindo, repetindo o ciclo!



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo