top of page

O que é Brand Voice?



A Brand Voice é a definição da forma como a sua marca vai se relacionar e se comunicar em todos os seus canais de contato com o público.Isso inclui também o estilo da escrita do seu blog ou site institucional, por exemplo.

Inclusive, seu tom de voz deixa claro para os consumidores quais os valores da sua empresa. Isso contribui para a fidelização de clientes, pois eles passam a entender o comportamento da sua marca e a se identificar com a sua comunicação.


Essa estratégia é essencial, pois hoje os consumidores se importam em saber o posicionamento e os valores defendidos pelas empresas.

Quando você adota um tipo de linguagem bem definido e sua marca ganha uma personalidade nos canais de comunicação, o cliente passa a conhecê-la melhor e se relacionar de forma mais confortável e confiável com seu negócio.

Se sua brand voice for devidamente planejada, as chances de fazer o seu cliente confiar no seu negócio são maiores, o que aumenta também suas possibilidades de vendas.


Assertividade nas estratégias de marketing

Quando você adota um tom de voz da marca, precisa considerar e abranger todas as estratégias de marketing do seu negócio. Por exemplo, não adianta adotar um tom de voz super descontraído e informal para falar com uma persona representada por um advogado com muitos anos de experiência no mercado.

Esse perfil provavelmente é compatível com uma linguagem mais direta, sóbria e formal Ou seja, conseguindo analisar os perfis, ao estabelecer sua brand voice da marca, suas estratégias de comunicação tendem a se tornar mais eficientes.


Pois você começa a ter claro exatamente como falar com o consumidor e como ele se sentirá confortável e seguro para seguir na sua jornada de compra.


Como criar brand voice do seu negócio?


Alinhe o tom de voz da sua marca com o seu público-alvo

Sua brand voice deve estar completamente alinhada com a estratégia de comunicação da sua empresa com o seu público-alvo.

Ou seja, adeque sua linguagem ao público de forma inteligente. Converse de igual para igual com o estudante ou como os gerentes de multinacionais, só assim você consegue passar confiança no que está querendo comunicar.


Defina a persona do seu negócio

Quando você sabe exatamente quem é o público que quer atingir, passa a ser capaz de direcionar e personalizar ainda mais a produção de conteúdo e as comunicações da sua empresa.


Escolha os canais certos de comunicação

Não adianta saber com quem falar e se comunicar da forma que aproxima e fideliza seu público, se você não está nos canais ideias de comunicação.

Para isso, é essencial segmentar as campanhas e ações ao definir os canais certos para se comunicar.


Isso porque um público pode se adequar melhor à uma estratégia no Instagram, por exemplo, enquanto outro se faz muito mais eficaz a partir do uso do e-mail marketing.


Crie uma tabela de tom de voz

Quando você cria um guia para o tom de voz das sua marca, consegue orientar o estilo de linguagem necessário em suas comunicações.

Para isso, te sugerimos pensar em três palavras que representem a sua empresa e preencha uma tabela com a descrição de cada uma delas, tal como o que fazer e o que não fazer.


Assim você consegue ter uma referência sempre em mãos.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page