Transformação Digital: o que é?




A Transformação Digital incorpora o uso da tecnologia digital às soluções de problemas tradicionais. Normalmente, requer uma mudança estrutural nas organizações. Em linhas gerais, a definição de transformação digital é: o uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores.


É uma mudança estrutural nas organizações, pois dá um papel essencial para a tecnologia e a inovação. É uma mudança estratégica, na qual a tecnologia passa a ocupar função central. Ter um blog corporativo, por exemplo, é bom, mas se, por alguma razão, você ainda não está no ambiente digital, priorize o site.


Com essa transformação implementada, as empresas fazem uso de tecnologias digitais para solucionar dificuldades, como queda de performance ou produtividade. Na verdade, a transformação digital vai muito além de tecnologia ou marketing. É um desafio muito mais de gestão, pois consome tempo e recursos. Afinal, a transformação digital requer uma implantação nas organizações.


Por que aplicar a transformação digital na sua empresa


Qualquer empresa, independentemente do segmento, pode se beneficiar por desenvolver uma cultura que privilegia o aspecto digital. A demanda por transformação digital e inovação é real e urgente no mercado de forma geral, especialmente por parte dos consumidores.


A transformação digital não se limita à área de tecnologia da informação (TI). É sobre implementar a tecnologia, com gestão e estratégia, na cultura organizacional da sua marca. Por isso, envolve diversos setores.

Sim, é necessário que toda a empresa esteja envolvida no processo de transformação digital. A responsabilidade da gestão desse processo, porém, deve vir dos líderes administrativos.


Para se alcançar a transformação digital, é preciso que essa mudança parta do topo para que a cultura empresarial inteira seja modificada, por meio de decisões estratégicas e processos gerenciais.


O processo de transformação digital demanda estratégia, gestão e liderança. Se pararmos para avaliar, a própria palavra “transformação” pressupõe que as empresas estejam dispostas a iniciar um programa do tipo.

Por falta de iniciativa ou questões técnicas, muitos empresários encontram justificativas que os impedem de implementar essa transformação digital, mas é preciso pensar mais à frente.


Quando você olha ao seu redor, você consegue observar o quanto os recursos digitais estão presentes no seu dia a dia pessoal, profissional e social?



0 visualização0 comentário