UX (User Experience) por quê é tão importante?



User Experience, como o próprio nome já diz, é a forma como as pessoas interagem com um produto ou serviço, seja no ambiente físico ou digital. Basicamente é tudo o que diz respeito à experiência e interação que um usuário tem com seu produto.


Por que UX é importante?


UX aprimorado ajuda o cliente a ter uma jornada mais fluida, leve e satisfatória com seu produto ou serviço, fazendo com que esta experiência seja transformada em maior retenção (ou taxa de recompra), indicações, cross-sell, upsell e assim por diante.


Ou seja, UX está diretamente ligada ao crescimento e a sustentabilidade de um negócio no médio e longo prazo. E, apesar do conceito não estar somente ligado a produtos digitais, foi com o crescimento de negócios digitais nos últimos anos que a experiência do usuário ganhou ainda mais força.



Onde a Experiência do Usuário atua?


A extensão de um trabalho de UX vai muito além de melhorar uma determinada página num site, por exemplo. A UX permeia toda a jornada de compra de um usuário com um produto ou serviço (e isso vai desde um contato inicial até o pós venda). Em outras palavras, a UX vai definir como o cliente final vai interagir com o produto, criando experiências positivas ou negativas sobre a marca que o oferece.


Imagine que você queira comprar um par de tênis pela internet. Ao fazer uma busca no Google, você clica em um anúncio de um tênis do qual gostou.Só que, ao entrar na loja virtual, percebe que a página não carrega, a navegação é difícil e as informações são desorganizadas.


O que você faz?


É bem provável que saia rapidamente do site e busque uma alternativa a ele, estou certo? Assim ocorre com produtos e serviços diversos. Se o cliente não tiver uma boa experiência, vai procurar algo melhor na concorrência. Mas, ao contrário, se a empresa oferecer uma experiência encantadora, o cliente será fidelizado.


Você já busca aprimorar a experiência dos seus clientes no seu site? Conta pra gente!



0 visualização0 comentário