top of page

Você conhece o marketing de performance?



O marketing de performance, também conhecido como mídia performance ou tráfego pago, diz respeito à estratégia de investimentos em canais de mídia digitais com o objetivo de anunciar produtos e serviços. Estas ações são pagas com base no desempenho da campanha (de acordo com os objetivos traçados – cliques, conversões, alcance, visualização de vídeo, instalações de apps, etc).

É válido dizer que este não é um assunto novo. Falamos de marketing de performance há muitos anos e os fundamentos são os mesmos, o que mudou ao longo do tempo foram novas ferramentas de mídia que surgiram no mercado.

Como o próprio nome diz, o marketing de performance é uma estratégia de marketing digital em que as ações são focadas em trazer resultados a partir do investimento em mídia e da análise de dados. Ele tem como objetivo identificar se o investimento feito nas mídias digitais está dando retorno.

Por meio de uma análise detalhada é possível verificar o desempenho de cada um dos anúncios e suas métricas específicas. Além dessas métricas, existem outras que iremos detalhar ao longo do artigo. Veja algumas delas:

  • CPC (Custo Por Clique): define um valor específico para cada clique que um usuário realiza em seu anúncio;

  • CPA (Custo Por Aquisição): é uma métrica de marketing digital que serve para medir o valor gasto por cada nova “conquista de cliente” da sua campanha de mídia paga;

  • CPL (Custo Por Lead): a divisão entre o valor gasto em sua campanha e o número de pessoas que efetivamente mostraram-se interessadas no seu produto.

No entanto, é importante ter em mente que para aplicar essa estratégia, é necessário utilizar as ferramentas adequadas para acompanhar cada anúncio, sendo extremamente eficientes para melhorar os seus resultados. Para você saber quais são elas e como elas funcionam, iremos detalhar ao longo do artigo.


Quais são as vantagens do marketing de performance?

Análise em tempo real

Nada melhor do que acompanhar os resultados dos seus anúncios digitais em tempo real, não é mesmo? Fazendo isso, é possível prever os erros, mudar a rota, caso algo não esteja dando certo ou, ainda, analisar o que está sendo positivo para implementar em outras campanhas. Além disso, esse acompanhamento em tempo real aumenta a capacidade de tomada de decisão dos gestores de modo rápido e mais eficaz.


Versatilidade

Outra vantagem do marketing de performance é que ele permite que você faça as alterações necessárias, caso identifique falhas ou pontos de melhoria, em suas campanhas a qualquer momento, para que os resultados sejam otimizados.


Resultados mensuráveis

Existem grandes insights nos relatórios que podem contribuir com melhorias e evitar possíveis erros. Sendo assim, é possível ter um resultado palpável para todas as ações realizadas dentro de uma mesma campanha. Dessa forma, uma prática muito comum é a comparação entre canais, anúncios e campanhas diferentes. Mostrando exatamente o que é mais efetivo para o seu negócio.


Conhecimento no comportamento do consumidor

Conhecer a jornada de compra do cliente é fundamental na criação de conteúdos relevantes para determinado público e melhorar sua experiência. Atualmente, com as mídias digitais, é possível obter dados valiosos sobre os hábitos, comportamento e interesses dos clientes, o que ajuda a criar campanhas sob medida para diversos públicos e aumentar a conversão.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page