top of page

Você é apegado à "Métricas de Vaidade"?

Atualizado: 27 de jun. de 2022




Medir o desempenho das campanhas é algo essencial para qualquer estratégia de marketing digital. No entanto, muitas vezes somos enganados pelas chamadas “métricas de vaidade”. Conheça agora as principais e entenda porque você deve evitá-las!


As métricas de vaidades são indicadores utilizados nas campanhas de marketing, mas que revelam informações que não ajudam em uma tomada de decisão ou interferem na percepção dos resultados de campanhas. Um exemplo bem popular refere-se ao número de curtidas em publicações nas redes sociais.

Por exemplo, uma postagem pode ter várias curtidas, mas se elas não se converterem em outras ações, como a geração de leads, ou aumento no número de acessos do seu site, de nada adianta. Isso não significa que as métricas de vaidade devem ser completamente deixadas de lado e nunca analisadas. Mas, devemos sempre lembrar que sozinhas, elas não ditam o desempenho total do seu negócio.


Quais são as principais métricas de vaidade existentes?


Likes e curtidas:

Como dissemos acima, de nada adianta um post com 1.000 likes se ele não instiga a sua audiência a realizar alguma ação fora do Instagram ou do Facebook como por exemplo, acessar o seu site. Os likes podem, sim, ser usados para analisar o tipo de conteúdo que seus seguidores mais gostam de ver, por exemplo, mas não devem ser analisadas com tanto foco em campanhas mais específicas.


Cliques:

Dependendo de como é vista, a taxa de cliques também é considerada uma métrica de vaidade. Mesmo que as pessoas estejam clicando no seu anúncio, nem sempre isso leva ao objetivo da estratégia, que pode ser a venda, por exemplo.


Em alguns casos, as pessoas até acessam o site, mas não realizam uma compra. Isso significa que uma grande taxa de cliques com pouca conversão, não revela necessariamente um bom desempenho da campanha.

Por isso, vale evitar os famosos "clickbaits" aquelas chamadas que só estão ali para atrair mais cliques prometendo algo, quando na verdade, o conteúdo se trata de outra coisa.


Seguidores:

O número de seguidores aparece como uma das métricas mais populares nas redes sociais, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter.

Claro que se tratando de uma empresa, por exemplo, um grande número de seguidores, é algo interessante por garantir uma possível credibilidade, mas isso não é o único indicador relevante para a sua estratégia de marketing. Nesse caso, existem relatórios de análises muito mais amplos, que vão te dar as respostas que você precisa.


Portanto, número de likes, seguidores, compartilhamentos, por mais que pareçam muito interessantes, são indicadores que sozinhos não mostram o real desempenho da sua campanha. São métricas de vaidade. Não se baseie somente nelas!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page