top of page

O que é branding?



O branding, termo que vem se tornando cada vez mais conhecido no mercado de marketing, refere-se à gestão de marca. O que isso quer dizer? Trata-se de desenvolvimento e implantação de estratégias e diversos trabalhos a fim de dar um bom posicionamento à empresa no mercado, tendo por objetivo gerar valor de marca ao final do processo.


Como medir o valor de branding?


Primeiramente, o branding não pode ficar apenas no conceito e no emocional, é preciso levá-lo para o lado financeiro, e isso se estende para startups e grandes empresas. O branding não é mais uma construção a longo prazo, o investimento precisa ser feito agora.

Confira alguns pontos que você precisa considerar para dar à sua marca o reconhecimento que ela merece:


Valor financeiro


Você pode contar com consultorias especializadas, as quais atribuem uma cifra ao valor da marca. O que comumente acontece em rankings de grandes marcas, chamadas de ‘’valiosas’’, e em condições de fusão ou aquisição.


Métricas de redes sociais


Um outro caminho para medir a força de determinada marca é a sua presença nas redes sociais. Geralmente, associa-se os grandes números de seguidores e taxas de engajamento a resultados positivos de branding. Mas será mesmo?


Métricas de mídia


E falando em números, com o desejo de acompanhar o sucesso de suas iniciativas, é possível o empréstimo da área de performance de alguns de seus indicadores para o branding. Nesse caso, o gerente de marca tem a sua atenção focada em views, taxa de cliques, alcance, na possibilidade de ir até o funil de conversão.


Pesquisas com consumidor


Sabe a tradicional pesquisa de mercado? Então, você pode reunir amostras de pessoas de períodos em períodos para ter como base o conhecimento delas sobre a sua marca, contando com a identificação e a avaliação de atributos e até associações específicas.


E aí, como você tem construído, medido e comprovado o valor de branding para a sua marca? Vale lembrar que um bom trabalho de branding agrega muito valor para ficar apenas no campo dos conceitos.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page