top of page

Por que você deve investir em produção de conteúdo

É provável que você já tenha ouvido falar na importância da produção de conteúdo dentro do marketing digital.


Ela é uma estratégia muito poderosa que pode trazer resultados incríveis para o seu negócio, por isso está entre as mais usadas hoje em dia.

Só para você ter uma noção, mais da metade das empresas que produzem conteúdo para blog conseguem mais leads do que empresas que não produzem.

E os benefícios da produção de conteúdo não param por aí. Até mesmo porque ela não se resume apenas a blogs.

Você pode gravar vídeos, fazer podcasts, produzir para as redes sociais.

Enfim, criar conteúdo para as plataformas mais acessadas pelo seu público.

Para você entender melhor o quanto essa estratégia pode beneficiar o seu negócio, eu separei os 5 principais motivos pelos quais você deve dar o primeiro passo para produzir conteúdo hoje mesmo.


1. Aumenta o alcance do seu negócio

Principalmente se você está começando agora, as chances são que boa parte do seu público-alvo ainda não ouviu falar sobre o seu produto ou sobre a sua marca.

E isso é uma boa notícia, porque significa que você pode alcançar mais potenciais clientes para o seu negócio. Mas como chegar até eles?

Existem várias rotas, mas a produção de conteúdo é uma das mais eficientes. Pois você vai oferecer para o seu público aquilo que ele está buscando ou que é do interesse dele.

Imagina que você vende um curso online sobre alimentação saudável e faz um vídeo sobre a dieta paleo para o canal no YouTube do seu negócio ou escreva um texto para blog.

As pessoas que pesquisarem na internet sobre esse tópico e encontrarem o seu texto ou o seu vídeo, de certa forma, também passarão a conhecer a sua marca. E o melhor, elas são pessoas com um potencial alto de estarem interessadas no seu produto.

Além disso, as pessoas tendem a compartilhar com amigos e familiares conteúdos que elas acham interessantes, informativos ou divertidos. E isso contribui consideravelmente para aumentar o alcance da sua marca.

2. Gera valor para o seu público

Um bom conteúdo oferece algo valor para o público, seja informação ou entretenimento. Além disso, engajar a audiência pode ser utilizado para capturar, nutrir e educar as suas leads.

Por exemplo, se o seu objetivo é capturar leads, você pode oferecer um conteúdo de valor de graça, como um ebook, e em troca pedir apenas o endereço de email da pessoa.

Inconscientemente, graças ao gatilho mental da reciprocidade, as chances são que ela vai te passar o email sem objeções. Afinal de contas, você deu algo de valor primeiro.

Ou então, você pode oferecer conteúdos que eduquem as suas leads sobre o problema que o seu produto resolve. Assim, elas vão avançando mais rapidamente em direção ao fundo do funil de vendas.

Como dá para perceber, a produção de conteúdo pode ser utilizada para alcançar diversos objetivos justamente porque bons conteúdos geram valor para o público.

3. Facilidade de mensurar os resultados

Se você colocasse um outdoor na rua mais movimentada da sua cidade para anunciar o seu produto, muitas pessoas provavelmente o veriam. Mas você conseguiria medir com precisão a quantidade?

É impossível. Ainda que você contasse quantas pessoas passaram pela rua, você não tem como afirmar com certeza quantas realmente viram o outdoor.

Já os resultados dos conteúdos online são mais fáceis de mensurar com precisão.

Você pode acessar métricas que indicam o número de visitantes, quanto tempo as pessoas passaram lendo ou assistindo ao seu conteúdo, dentre inúmeras outras.

Você pode inclusive usar ferramentas que fazem o heat map da sua página, e identificam onde o seu público prestou mais atenção e quais as áreas mais clicadas.

Conhecer os seus resultados te permite identificar o que está bom, o que não está e a partir daí você pode traçar estratégias de otimização.

4. Melhores resultados com custo mais baixo

Uma das grandes vantagens da produção de conteúdo é que para começar você não precisa de um orçamento grande.

O custo para colocar o que eu vou te ensinar aqui em prática é baixo. Quando eu te explicar as etapas de produção de conteúdo isso vai ficar claro para você.

Mas não é porque o custo é baixo que o retorno dela também é baixo.

Na verdade, a produção de conteúdo pode gerar até 3 vezes mais leads que o marketing tradicional, por exemplo.

5. Integração com outras estratégias

A produção de conteúdo também pode servir como base para outras estratégias importantes de marketing digital.

Por exemplo, dentro do email marketing, você pode usar o conteúdo que você produz para o blog para criar uma newsletter.

Ou então, atrair mais seguidores para as redes sociais com conteúdo de qualidade e depois aproveitar esse novo público na hora de investir em tráfego pago.

Enfim, você pode integrar a sua produção de conteúdo com as outras estratégias de marketing digital que você já usa ou pretende usar de forma a beneficiar ainda mais o seu negócio.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page